|24 Mai 2019| Fomos ao teatro

Os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental e os alunos dos Ensino Médio, acompanhados por seus professores, assistiram a apresentação do espetáculo teatral: “O ESPELHO” – Conto de Machado de Assis.

O conto “O espelho”, do maior ficcionista brasileiro, Machado de Assis, foi originalmente publicado no jornal Gazeta de Notícias, no dia 8 de setembro de 1882, e recolhido no livro Papéis Avulsos,  mesmo ano. A narrativa breve possuía como subtítulo a pomposa proposição: Esboço de uma nova teoria da alma humana.

“Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro… Espantem-se à vontade, podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; não admito réplica”.

Nesse conto aparecem mais uma vez os temas chaves de Papéis Avulsos: ser versus parecer, desejo versus máscara, vida pública versus vida íntima. Através de uma aguda análise do comportamento humano, Machado de Assis expõe em “O Espelho” que a nossa “alma externa”, ligada ao status e prestígio social, à imagem que os outros fazem de nós, é muito mais importante do que a nossa “alma interna”, ou seja, a nossa real personalidade.

Foi um momento muito importante no processo de ensino de nossos alunos, pois tiveram um momento de aprendizagem através da arte, desfrutando da riqueza da literatura brasileira.

Agradecemos aos pais que nos apoiaram, aos professores e funcionários  que acompanharam os alunos e aos nossos alunos pela postura exemplar durante a apresentação.

 

.