|16 Mai 2018| Minicurso: A importância da Matemática na Educação Infantil

Iniciamos essa capacitação, assistindo ao desenho animado, A maior flor do mundo, baseado no livro de mesmo nome, do autor José Saramago.

Tendo assistido ao desenho, nos perguntamos: quem, naquele contexto, representava a figura da professora de educação infantil? A flor, o menino, o besouro?

A capacitação tomou um novo rumo: qual a importância dos docentes da Educação Infantil no aprendizado da Matemática?

Toda, total, essencial, 100%, imprescindível… Sem o trabalho dedicado e comprometido desses profissionais, seu(sua) filho(a) arrastará para o restante da vida escolar, uma dificuldade tremenda de aprendizado.

Discutindo com grande animação, estudamos e aperfeiçoamo-nos, para que seu(sua)  filho(a) possa receber, ainda bem pequeno, os principais conceitos a serem aprendidos e apreendidos na Educação Infantil, no campo matemático: senso numérico; correspondência biunívoca; inclusão hierárquica; classificação, categorização e seriação; agrupamento; composição e decomposição.

Trabalhamos ainda a importância do uso da nomenclatura correta, mesmo para os pequenos; mitos no ensino da matemática e estágios de desenvolvimento, usando a Caixa Piagetiana.

Para finalizar, observamos as consequências no Ensino Médio, de um ensino de matemática deficiente nas primeiras séries.

Que delícia poder ver o compromisso e o interesse dos nossos professores, desejando aprender mais e mais!! Verdadeiras “maiores” flores do mundo!! O mundo dos nossos pequenos!!

 

Ministrado pela Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especialista em Matemática: Silvia Rocha Falvo.

 

.