|12 Abr 2017| Robótica e acessibilidade

As aulas de Robótica do Ensino Fundamental I abordaram o tema “A Robótica e suas contribuições para melhorar a qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais”. Através de vídeos, mediações pedagógicas e da construção de protótipos preparados por cada equipe, os alunos puderam entender como a robótica contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente no que se diz respeito aos portadores de necessidades especiais.

Para o primeiro ano, propusemos a construção de protótipos que contribuem para a locomoção do ser humano, como os meios de transporte por exemplo. Os segundos e terceiros anos foram convidados a desenvolver dispositivos que substituíssem braços e pernas, utilizando bonecas como modelo. Para os quartos e quintos anos, foi colocado o desafio de criar cadeiras de rodas que proporcionam  maior mobilidade aos cadeirantes.

Através das atividades em Robótica, nossos estudantes são incentivados a trabalhar em harmonia com suas equipes, melhorando o relacionamento interpessoal e a cooperação. A criação, execução e teste dos projetos desenvolvem o raciocínio lógico e estimulam a criatividade.

Abordando esse tema, demonstramos o quanto é importante nos inclinarmos para olhar aos outros, entender suas dificuldades e necessidades e agir para melhorar o dia a dia das pessoas de maneira cooperativa e generosa. Além disso, apresentamos alguns vídeos, possibilitando a aprendizagem através de exemplos de superação diante das dificuldades.