|3 Out 2018| Visita à cidade de Brodowski

A paz já começava a invadir nossos espíritos quando chegamos à praça onde está a pequena Capela de Santo Antônio, em Browdosqui, para a qual Portinari pintou uma tela do Santo, seu busto e o Museu Casa de Portinari… Lindo!

Uma casa saudosa daquele tempo o qual Portinari fez questão de registrar, o de sua época de infância, o tempo das grandes lavouras de café, lá pelo início dos anos 1900, em desenhos, telas, afrescos e painéis.

Ah! Aquele cheiro das flores e das plantas dos jardins da casa, projetados por Portinari, misturado ao espaço da casa com portas baixas, janelas diferentes, pé direito baixo, com cores suaves, mas tudo muito bem ventilado e aconchegante, convidavam-nos a ficar horas a fio por lá, apreciando os preciosos afrescos do artista.

Com todo o cuidado e zelo que têm pelo Museu, os objetos e mobiliário estão lá, intactos, e nos remetem à vida do artista quando alí morava. A grande sala, onde a família de italianos se reunia, a cozinha, os quartos, a casa da Nona e… A Capela da Nona! Que foi projetada e pintada por Portinari, mediante as impossibilidades de locomoção de sua avó até a igreja. Então, fez uma capela para ela!

Dentre muitos afrescos, um tema foi pintado duplamente por Portinari. Um na sua casa e outro na Igreja Matriz Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais (pertinho de Brodowski). Foi o tema “A fuga para o Egito”; dando origem a duas obras bem distintas. A primeira, realizada em sua casa, tem características semelhantes às suas obras do início de sua carreira, que embora seja moderna, trabalha com elementos acadêmicos. Já na obra da Matriz, que se deu depois de Portinari ter viajado para a Itália e ter aumentado seu repertório estético- artístico (ele amava Picasso), Portinari se revela mais geométrico e, agora, com o uso do “azul Portinari”, que também pode ser notado na obra ” O martírio de São Sebastião”, na Matriz.

São muitas e muitas informações e aprendizados adquiridos ao visitar um lugar como esse. E foi assim que realizamos parte dos nossos estudos de Arte, dos 6ºs e 7ºs anos.

 

.