Histórico

Fundado há mais de cem anos, o Colégio São Carlos atende a crianças e jovens de São Carlos e região que desejam participar da formação integral que lhes é oferecida.

Inicialmente, seu objetivo era oferecer uma esmerada educação feminina às crianças e jovens. Hoje, o Colégio São Carlos encontra-se sintonizado com as Linhas Progressistas da Educação e oferece uma sólida formação humana, associada à garantia de acesso ao saber. No mundo moderno, a informação está em toda parte, cabe ao educador mediá-la e transformá-la em verdadeiro conhecimento, em parceria com o educando.

A Instituição

O Colégio São Carlos é um Centro Educacional Confessional, Católico e Filantrópico, mantido pela Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento – Irmãs Sacramentinas. Embora sendo uma instituição da Igreja Católica Apostólica Romana, estamos respeitosamente abertos a todas as confissões religiosas, em atitude ecumênica e de diálogo. O Colégio atua na Educação Infantil, Ensino Fundamental, no Ensino Médio e Pré-Vestibular. Por fazerem parte da mesma Instituição, esses setores seguem a mesma Proposta Educacional e princípios semelhantes de funcionamento. No entanto, devido às diferenças etárias e às necessidades específicas das diferentes fases da vida escolar, cada unidade possui seu próprio conjunto de regras e sua rotina operacional.

Colégio São Carlos: mais de 100 anos – Nossa história

Foi no dia 1 de fevereiro de 1905 que vindas da França, as missionárias educadoras, Irmã Saint Bernard e Irmã Saint Odilon, iniciaram a obra educacional do Colégio São Carlos. Situado em uma das três colinas da cidade, o Colégio se ergue como um sinal de esperança para todos aqueles que buscam na educação uma formação sólida, baseada nos princípios da fé cristã. Outras Irmãs Sacramentinas, vindas da França, Itália e Inglaterra, se uniram às pioneiras, para que fossem edificados os alicerces da nova instituição em terras brasileiras. Amor, dedicação e competência foram as características desses 100 anos de trabalho educativo. A presença de Jesus Eucaristia e a mediação de Maria marcaram todo esse caminhar educativo.

Contemplando seu passado, mais uma vez louvamos, bendizemos e agradecemos a DEUS por todos aqueles que construíram esse patrimônio educacional que permite aos educadores de hoje, darem continuidade ao projeto iniciado e cultivar as sementes que aqui foram lançadas desde 1905 pelas Irmãs Francesas. A pedagogia Sacramentina ilumina os projetos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e dinamiza os objetivos do Colégio, priorizando e preparando os alunos para a vida. Princípios de fé, alicerçados no AMOR a JESUS EUCARISTIA e a CRUZ fundamentam a personalidade do educando para que o sistema acadêmico se apoie e se estruture sobre ele. Assim se alcança mais facilmente a formação da inteligência e do coração.

Escudo

Os elementos que constituem o nosso brasão resumem o espírito do qual nasceu, em 1715, a Congregação Sacramentina. Demonstra o grande amor do Padre Vigne por Jesus Crucificado e Eucarístico.

O ostensório nos convida a irradiar o Cristo. As três cruzes representam o Calvário de Boucieu, humilde aldeia de nossa origem. É um convite a sermos Hóstia com a Hóstia, – o Cristo, que se oferece por nosso amor ao Pai.

Hoje, passados 296 anos, a Congregação se prosterna diante do Mistério Eucarístico, para adorar a JESUS na HÓSTIA CONSAGRADA, louvando e agradecendo as bênçãos derramadas sobre a família Sacramentina.

Gente que fez

Com carinho e amizade, prestamos nossa homenagem àquelas Irmãs que dirigiram a Congregação Sacramentina como Superioras ou Visitadoras, em várias décadas. À esquerda, Madre Marie Marguerite, Irmã Celina de Jesus (1ª Visitadora brasileira) Madre Marie Blanche, Madre Marie Augustin e Madre Margarida do SS. Sacramento. Foram, e ainda são, pessoas especiais que deram tudo de si à Congregação e à Igreja.

Breve Histórico

breve-historico

 

 Prédios

predios